segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Cumpleaños

Eu não gosto de fazer aniversário.

Isso soa estranho, eu sei.

Quando era criança eu queria crescer de uma vez por todas e não via a hora de ser adulta. Cada ano que passava significava que eu estava mais perto do meu objetivo final, logo, eu deveria gostar do meu aniversário, não é? Mas não!!!! Ficar mais velha era legal, mas fazer aniversário não...

Eu só me recordo de duas vezes em que eu curti essa data: aos 6 e aos 15 anos. O meu aniversário de 6 anos foi comemorado junto com o 1º ano do meu irmão. Ele era uma fofura de bebê, atraiu 99% das atenções e tudo foi muito divertido... Bolo decorado, casa cheia de convidados, brincadeiras mil, todo mundo em cima dele e eu liberadíssima pra brincar a festa toda...

Já os meus 15 anos foram tão esperados (sim, eu achava que finalmente tinha chegado à idade adulta, rs...) que planejei antecipadamente uma festa do jeitinho que eu queria. Ganhei a presença da banda da moda e aproveitei até o último segundo a minha primeira festa adulta adolescente.

O curioso é que nenhuma dessas festas foi no dia do aniversário propriamente dito. Um dia antes, um dia depois... Mas acho que não teria me divertido tanto se as duas tivessem sido justamente no dia 29.

Não acho que tenha a ver com a hipótese psicanalítica de que no aniversário a gente morre um pouco mais e por isso se angustia tanto. Afinal, nao sou nenhuma Glória Maria que esconde a idade a 7 chaves e nem acho que alguém em sã consciência faça isso aos 25 anos (mas tenho certeza que não farei quando tiver 75, porque, como já disse aqui, acho lindo envelhecer).

Pra mim, essa melancolia que me afeta assim que entramos no vigésimo nono dia de setembro continua sendo um enigma... Como gostar de ficar mais velha mas não gostar do próprio aniversário?

Talvez esteja ligado à obrigação de atender todas as ligações com um bom-humor-de-quem-faz-de-conta-que-gosta-de-fazer-aniversário, ser abraçada, apertada, beijada, ouvir cantar parabéns, tudo isso com aquela cara de quem tá morrendo de felicidade quando, na verdade, você sabe direitinho que é só mais um dia normal como qualquer outro...

Talvez eu não goste de ser o centro das atenções. Eu gosto sim de abraços, de ligações, de beijos e tudo mais. Eu AMO presentes. Mas precisa isso tudo estar ligado à minha data de nascimento? E tuuudo assim, no mesmo dia? Ui! Adoro desejos sinceros e recados espontâneos no orkut, mas só quando vindos de quem já faz isso no dia-a-dia... Ou quem já fez, e por alguma razão muito justa não faz mais...

Para os pessimistas mais um ano que passou. Para os otimistas, um ano de experiência. Sei lá... Hoje é meu aniversário e me dei de presente um dia inteiro só pra mim...

Agora... Se mesmo depois de ler este texto você sentiu uma vontade sincera de me desejar parabéns... Obrigada!

5 comentários:

Unknown disse...

Concordo com vc em gênero, número e grau...
Parabéns e seja muito feliz.
que Deus te abençoe.
Ana Paula

Jani disse...

Prá variar, a-d-o-r-e-i teu texto! heehehe! Fiquei aqui, com um sorriso discreto nos lábios e encantada com a delicadeza das tuas palavras! Optei por te desejar um Feliz Aniversário, visto que sempre deixo recadinhos no teu orkut e sempre manifesto o quanto te admiro! eheheeh! Nessas condições, vc acha que o meu desejo de um Feliz Aniversário será daqueles que só são lembrados pelo lembrete do orkut?!
Enfim, de qualquer forma...vc gostando ou não, vou dizer o que eu quero dizer! ehehehe!
Te desejo um FELIZ ANIVERSÁRIO...que teu dia seja muito bom! E quero que saibas que desejo MUITAS coisas boas pra ti!!!!!!!!!

Beijinhos!

Camila disse...

Ciça: Vc é autêntica, é ÚNICA!!!
Não pare este Blog, viu? é SENSACIONAL!!

Jani disse...

E eu continuo aqui, aguardando novas 'emoções'...
Beijinhos, querida!
Se cuide!

Unknown disse...

Meu marido é assim também, não gosta de aniversário, nunca gostou. Já eu, qdo era criança, adorava, depois de alguns anos pouco ligava, mas há poucos passei a adorar de novo!Mas, no meu caso, ficar mais velha me deixa um pouco apreensiva...
Adoro você!
bjks,