quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Sobre as dores dos outros...

Como pode a dor do outro doer na gente?

Eu sempre fui uma pessoa naturalmente empática... Empatia, por definição, é a "tendência para sentir o que sentiria caso estivesse vivenciando a situação e circunstância experienciadas por outra pessoa". Trocando em miúdos, a vida toda eu me coloquei no lugar dos outros e conseguia sentir e viver quase que como sendo uma experiência minha as suas alegrias, dores e amores.

Eu nunca precisei passar por treino algum para aprender essa capacidade de me colocar no lugar de outra pessoa (como alguns dos meus colegas de profissão)... Eu sou e sempre fui assim. E vc sabe, é muito cômodo quando você tem algo tão seu, fluindo perfeitamente com sua profissão e em harmonia com o mundo que te rodeia. Eu andava por aí contente e feliz achando que carregava comigo uma graaaande qualidade.

Até que outro dia fiquei mal. Tão mal, tão mal que tive que aprender a ser menos empática... Como assim? Soou tão estranho como se me pedissem para jogar parte de um tesouro fora. Mas de repente você se dá conta que não tem outro jeito senão cuidar de você mesma e deixar um pouquinho o outro de lado, senão tuas próprias feridas não teriam as condições necessárias para cicatrizar... Ou eu cuidava de mim, ou seria sucumbida pela dor e sofrimentos alheios. Estou cuidando de mim.

Ainda soa estranho. Não me tornei egoísta, não me tornei insensível. Ainda vou sentir muito se você me trouxer uma notícia triste e posso chorar de emoção se for o caso. Mas tem me feito bem e estou muito melhor.

É preciso equilíbrio em TUDO nessa vida.

Sou grata pela dádiva de poder continuar aprendendo, sempre.

4 comentários:

Anônimo disse...

faz bem... não esqueça nunca da "mureta" e que a linha entre o egoísmo e o altruísmo é muito tênue e depende da maneira que cada um a vê.

Beijo... te amo! Pai.

IMPRENSA ROSA disse...

Engraçado, eu ouvi exatamente isto ontem. É preciso ter equilibrio em tudo, principalmente nas relações. Eu, muitas vezes, termino esquecendo de mim, das minhas dores, de tão envolvida que fico na cura da dor do outro. Daí, eles me dão tchau e eu fico exatamente parada com as minhas ardendo em chamas. Desde ontem o meu lema é cuidar de mim, dos meus sonhos e das minhas metas. E se der, ajudar os outros dentro do meu possível. Adorei saber q não sou a única a agir assim. E vamos nessa. A gente precisa se cuidar.

Andanhos disse...

Ciça, gostei muito de ler seu blog, porque você escreve muito bem e com a alma!
Também me considero uma pessoa empática e costumava sofrer com as dores alheias, ao ponto de elas se tornarem problemas meus.
Uma vez, escutei de uma pessoa "ouça, seja solidária, mas não se envolva", mas isso de "não se envolver" me pareceu meio frio. No entanto, pouco a pouco estou descobrindo que o conselho que recebi não significa ser fria nem indiferente, mas me proteger e não deixar que os problemas alheios me derrubem. Até porque, quando queremos ajudar alguém, é bom que estejamos fortalecidas e possamos oferecer uma visão compreensiva, mas de fora. Porque a visão de quem está vivendo o problema a pessoa já a tem.
E, como você disse, também precisamos cuidar de nós mesmas e encontrar o ponto de equilíbrio.
Beijos.

NiNe disse...

Ciça. Adoro seu jeito de escrever... Como a Lili disse acima vc escreve com a alma e isso é muito bom!
Acho q vc esta certa em cuidar de vc sim... Pq se nao cuidar de vc como vai poder continuar ajudando as pessoas né?
Esta questão da empatia é um tanto complicado, pq as vezes é meio difícil não se envolver na dor ou na alegria das pessoas, principalmente daquelas que amamos. O que acho que devemos fazer sempre é olhar de fora, olhar com carinho amor e sempre tentando ajudar, mas não se envolver ao ponto de a sua dor poder se tornar até maior do que a daquela pessoa querida. Pq assim a gente corre o risco de no lugar de ajudar acabar piorando a situação, tornando a dor daquela pessoa maior por nos ver sofrer junto com ela...
Isso mesmo menina!!!Cuide de vc! Encontre o ponto de equilíbrio e corra atrás dos seus sonhos!!!
Bjokinhas