quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Young Soul...

Quando me perguntam dos primeiros sinais da gravidez costumo falar das pequenas cólicas e rotineiros enjôos. Mas a grande verdade é que dias antes de saber que estava grávida eu escrevi um texto no qual dizia o quanto estava me percebendo introspectiva, ausente, distante... Na época, as pessoas me indagavam e eu dizia ser cansaço, mesmo sabendo que devia ser outra coisa. É que era difícil descrever. Eu não sabia o que estava sentindo, e foi por isso mesmo que escrevi o tal texto.

Hoje continuo justificando essa sensação com os enjoos e com a pressão baixa, mas no fundo sei que são apenas palavras que uso para tornar a conversa mais fluída e cotidiana. Sinto que preciso justificar para alguns porque não estou conseguindo prestar atenção àquela conversa, ou... Porque esqueci do compromisso que agendei ontem mesmo.

A verdade é que não é enjoo, não é pressão baixa, mas desde que engravidei me voltei para dentro de mim, numa intensidade até então desconhecida. Falar cansa. Ouvir distrai. Só consigo ouvir e falar com meu corpo, alma e coração, que se ajustam num movimento lento e preparatório para a futura maternidade. Não é um recolher sombrio. Não tenho sombras dentro de mim. Tenho sonhos, medos e muita, muita alegria.

Mas ando tão quieta que fiquei um pouco chata, quase um ser antissocial. Converso pouco, e qualquer movimento parece um esforço descomunal. Que energia poderosa essa que faz a gente se voltar para o próprio umbigo (literalmente!) a despeito de tudo.

Não foi fácil aceitar esse recolhimento. Não tive escolha. Alguns limites a gente precisa respeitar, e ver o seu corpo virar o centro de sua vida é um tanto desconcertante. Mas dá pra viver.

Aproveito esse movimento para ouvir músicas para meu filhote. Não sei se são para ele, ou para mim... Mas em geral são músicas que me conectam com meu corpo, que me tranquilizam. Saber que tem um bebê crescendo em mim me faz perceber tão humana e divina ao mesmo tempo...

3 comentários:

Em busca de mim, como realmente sou. disse...

Lembro de vc da comunidade do orkut Recem Casadas...
Fiquei feliz de saber que vai ser mamãe!
Parabéns!

NiNe disse...

Oi Ciça!!!

Eu tbem tive um pouco disso na gravidez... agora vc falando eu fui lembrar e analisar...
Eu parei de entrar no msn por pura preguiça de falar... rsrs

Mas ficamos aqui com saudades e loucas pra saber novidades do bebezinho que está em sua barriguinha!!!

Esta fase de enjoos passam como um piscar de olhos vc vai ver!!!

Tudo de bom pra vcs!


Bjus beeeeeeeem grandoes!

Ana Carolina disse...

Ciça
Esse é o seu momento!! É isso que importa. E tenho certeza que todas as emoções, sentimentos,ficarão cada vez mais e mais e mais intensos!!!